terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Que é DNA?

São fitas de uma substância química orgânica denominada ácido desoxirribonucleico, que contêm os códigos para a fabricação de todas as proteínas do nosso organismo, determinando todas as características genéticas dos indivíduos, como a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, os grupos sangüíneos a altura, etc.
Essas fitas de DNA, localizadas no núcleo das células, se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento.
Portanto, para caber em uma célula, o DNA é enrolado muitas vezes e forma uma estrutura denominada cromossomo.
Cada célula do nosso organismo possui 46 cromossomos, sendo que 23 recebemos de nosso pai e 23 de nossa mãe.
Nos cromossomos, além das porções que codificam proteínas, temos regiões que, até onde se sabe, não codificam nada.
Nessas porções, o DNA é formado por pedaços idênticos que se repetem inúmeras vezes, ou seja, um fragmento de DNA que tem várias cópias arranjadas uma em seguida a outra.
Essas regiões são denominadas VNTRs (Variable Number of Tandem Repeats) uma mulher pode ter 4 cópias de um determinado VNTR, no cromossomo que recebeu de sua mãe e isso vai fazer com que esse segmento de DNA tenha um determinado tamanho.
No cromossomo paterno dessa pessoa pode haver 8 cópias desse VNTR, o que vai fazer com que esse fragmento tenha o dobro do tamanho.
Outro indivíduo, nesse mesmo cromossomo pode ter 10 e 15 cópias desse mesmo VNTR, que fará com que os seus segmentos de DNA sejam maiores do que os da pessoa anterior.
Baseando-se nas diferenças de tamanho desses segmentos de DNA (VNTR), podemos distinguir uma pessoa da outra e estabelecer o pai biológico de uma criança.
Por exemplo, se o casal acima tiver um filho ele deverá ter recebido de sua mãe um fragmento de 4 ou 8 cópias e de seu pai um fragmento de 10 ou 15 cópias.
Aqui encontram-se os segredos ESPIRITUAIS.
 Cada um de nós possui a sua própria sequência dos 3 bilhões de pares de letras com que se constrói um ser humano ( Genoma Humano).
Temos cerca de 3 bilhões de PARES BASES combinadas em nosso código genético ATCG
 A = ADENINA
T = TIAMINA
C = CITOSINA
G = GUANINA
 Em seres humanos assim como em outros organismos, uma molécula de DNA consiste de dois filamentos que descrevem a forma de uma hélice dupla que se enrolam, composta de açúcar e moléculas de fosfato, elas se interconectam através de degraus ou fases de nitrogênio-contendo elementos químicos chamados de bases.

Cada filamento ou hélice constitue-se em uma organização de unidades similares repetidas chamadas nucleotídeos, que são compostos de um açúcar, um fosfato e uma base nitrogenada.
Quatro diferentes bases estão presentes no DNA : Adenina (A), Tiamina (T), Citosina (C) e Guanina (G).
A ordem especifica na qual elas se organizam ao longo do açúcar-fosfato é chamada de seqüência do DNA.
A seqüência especifica as instruções genéticas requeridas para criação de um organismo específico, que possui características únicas.
As duas hélices do DNA são mantidas unidas por ligações frágeis entre as bases de cada hélice, formando os pares de bases (bp).
O tamanho do Genoma é normalmente definido pelo número total de pares de bases.
Cada vez, cada célula se divide em duas outras células, com isto seu genoma é duplicado, para seres humanos e outros organismos complexos, esta duplicação ocorre no núcleo.
Durante a divisão da célula a molécula de DNA se divide e as ligações frágeis entre os pares de bases se quebram, permitindo que as hélices se separem.
Cada hélice participa diretamente da síntese de uma hélice suplementar, com novos nucleotídeos se ligando com suas bases complementares em cada hélice separada.
Regras especificas para associação de pares de bases pode ser compreendidas da seguinte forma:
 Adenina se combina com a Timina (A-T)
Citosina se combina com a Guanina (C-G)

 Cada célula advinda do processo de divisão da célula que lhe deu origem recebe um pedaço antigo e outro pedaço novo da hélice que contem o DNA.
Tal procedimento garante que a nova célula possuíra em uma das hélices a copia exata do DNA da célula que lhe deu origem.
Isto minimiza a incidência de erros (mutações) que poderiam acabar afetando a concepção e/ou funcionamento do organismo resultante.
Nós temos cerca de 300 trilhões de cópias da hélice dupla (DNA) em nosso corpo.
A molécula de DNA é tão fina que só é possível vê-la sob alta poderosos microscópios eletrônica.
Para obter um senso de exatamente qual o tamanho de uma molécula de DNA é comparada a uma típica célula, uma célula é ampliada 1000 vezes.
Nessa escala, o comprimento total do conjunto do DNA no núcleo da célula seria 3 km.
O genoma humano compreende as informações contidas em um conjunto de cromossomos humanos e eles contêm cerca de 3 mil milhões de pares base (pb) de DNA em 46 cromossomos (22 pares autosome + 2 cromossomos sexuais).
 O comprimento total do DNA presente em um homem adulto é calculada pela multiplicação de:

(comprimento de 1 pb) (número de células por pb) (número de células do corpo)

(0,34 × 10 -9 m) (6 × 10 9) (10 13)

2,0 × 10 13 metros

Isso é o equivalente a cerca de 70 viagens a partir da terra para o sol e volta.

2,0 × 10 = 13 metros de unidades astronomicas 133.691627

133.691627 / 2 = 66.8458135 viagens à volta do sol

Em média, um único cromossoma humano consiste em 2 Moléculas de DNA que tem comprimento de quase 5 centímetros.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Impressões digitais tem importância biológica?

Apesar das nossas impressões digitais serem amplamente utilizadas na nossa identificação, é claro que elas não existem com essa finalidade. Na verdade as impressões possuem uma importância muito grande na nossa vida. Impressões digitais são desenhos formados pelas elevações da pele, as papilas que estão presentes nas polpas dos dedos das mãos. Elas são únicas em cada indivíduo e diferentes inclusive entre gêmeos univitelinos. As papilas são formadas durante a gestação e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.
Uma das mais importantes funções dessas pequenas saliências da pele, as cristas papilares, é a ação antiderrapante, ou seja, a capacidade de aumentar o coeficiente de atrito da pele tornando mais fácil agarrar e segurar as coisas. Se a palma e as pontas dos dedos fossem totalmente lisas, os objetos escorregariam da mão com muito mais facilidade. O mesmo vale para a planta e os dedos dos pés: aumentam a aderência ao chão.
Nossas digitais também melhoram o sentido do tato, pois são extremamente sensíveis ao toque. Essa sensibilidade é de certa forma devido a uma nervo especial chamado corpúsculo de pacini, que são receptores sensíveis que “embalam” as pontas dos nossos dedos. Esses corpúsculos são muito sensíveis a vibração, quando esfregamos um objeto com a ponta dos dedos acontece uma vibração que é imperceptível para nós, mas são captadas pelos esses receptores.
Todas as pessoas precisam ter impressões digitais, mas nem todas as possuem. Existe uma doença chamada Síndrome de Nagali, que consiste na ausência das cristas papilares. Por consequencia de algum trauma, como queimadura, ou alguma doença como psoríase as pessoas podem perder temporariamente e permanentemente as digitais.
Impressões digitais são únicas em cada indivíduo. Ninguém tem o mesmo desenho!

Por que os gatos se lambem o tempo todo?

Existem várias razões para que o gato esteja sempre se lambendo e uma dela é realmente se limpar. Daí a expressão “tomou banho de gato“, o que significa que a pessoa se limpou, mas não entrou na água
Bem, a língua do gato é áspera, possui, na sua superfície, papilas em forma de ganchinhos formando uma espécie de pente (veja na imagem a baixo) que ao passar no pelo, retira sujeira, mantém o pelo macio e pode até mesmo tirar parasitas. Mas ficar limpinho não é a única causa das lambidas. Esse comportamento também garante uma impermeabilidade no seu pelo, o que dificulta a proliferação de parasitas. Também pode manter o corpo resfriado em dias quentes e em dias frios, diminui a perda de calor mantendo o corpo aquecido.
Esse comportamento excessivo pode ser sinal de alguma neuropatia, uma doença cerebral, uma inflamação, ou de uma doença alérgica na pele que está causando coceira. Gatos também se lambem quando estão entediados, quando estão sozinhos por um longo período ou não tem nenhuma atividade interessante. Nesses casos é preciso ter cuidado, pois a “labeção” pode se tornar um vício.
Essa também pode ser uma atitude instintiva. Há milhares de anos, quando os gatos ainda não eram domesticados pelo homem e tinham uma vida selvagem, após cada refeição eles “se banhavam” passando a língua por todo corpo para retirar o cheiro do alimento e não chamar a atenção dos predadores. Seja qual for a razão, não tem coisa mais fofa do que ver um gatinho se lambendo com prazer, não é?
A língua do gato possui estruturas parecidas com ganchinho que ajudam a manter o pele bem limpo!